Powered By Blogger

sábado, 30 de abril de 2011

Ten no Kata



Significado: Kata do Universo

História: Este Kata não é mais que um conjunto de técnicas idealizadas para aprender rapidamente a fazer kumite. Foi criado pelo Sensei Yoshitaka Funakoshi, com o fim de treinar no combate corpo a corpo os membros da unidade Sakura, do Quartel Militar de Nakamo. Estes militares tinham missões de guerrilha , espionagem e sabotagem, e como tal tinham necessidade de conhecer um método eficaz e rápido de combater sem armas. Como este obteve bons resultados, dai resultou que começou a ser treinado nas aulas de karate. Segundo comentava o Sensei Kase, na primeira edição do livro “ Kyohan KarateDo” o Kata Tem No Kata é feito por Hayashi aluno de Funakoshi e de Yoshitaka, sendo mesmo um assistente deles. A forma como o kata é feito na primeira edição é a escolhida pelo Sensei Kase para transmitir aos seus seguidores.


Características: Compõe-se de duas partes distintas mas complementares. A primeira “Omote” onde se encontra ataques de punho oitsuki e gyakutsuki. A segunda parte “Ura” dedicada às técnicas de defesa e contra-ataque. A primeira parte realiza-se de forma individual. Já a segunda foi idealizada para o treino com um parceiro, permitindo várias possibilidades de efectuação.

Movimentos de ancas: trabalha as três posições fundamentais ( Shomen, hanmi e gyaku hanmi) e as rotações ( Jyun kaiten e gyaku kaiten).

Posições: Zenkutsu-dachi, fudo-dachi, kokutsu-dachi.

Técnicas: Oitsuki, gyakuzuki, nukite, gedan barai, uchi uke, shuto uki, age uke, shuto barai uke, soto uke jodan.

Deslocamentos: Kae ashi, e a possibilidade de yori ashi e tsugi ashi.

Respiração: Natural.

Ritmo: Sequências de ataque em dois tempos preparação execução. Defesa e contra- ataques.

Pontos chave: Estabilidade das posições, foco e kime.

N.º de movimentos: No conjunto das duas partes forma um total de dez combinações de técnicas. Quatro ataques directos ( Omote) e seis combinações de defesa e contra-ataque (Ura).

Duração: não têm uma duração determinada.

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores