Os índices de transtornos de humor e ansiedade diminuem com a idade, mas ainda são bastante comuns entre os adultos, especialmente entre as mulheres, diz pesquisa americana.
“A prevalência desses transtornos – especialmente quando combinados – leva a uma piora da saúde como um todo”, dizem os autores do estudo publicado no periódico Archives of General Psychiatry.
Amy Byers, da Universidade da Califórnia, e sua equipe, observaram a prevalência e as taxas de correlação entre os transtornos de adultos com mais de 55 anos e idosos. Desses, aproximadamente 5% sofriam com transtornos de humor – incluindo transtornos depressivos ou bipolares. Já os índices de transtornos de ansiedade – como transtorno do pânico, fobias e estresse pós-traumático – totalizavam 12%. Um total de 3% desses indivíduos sofria desses quadros de forma combinada.
Entretanto, apontam os pesquisadores, quanto mais avançada a idade, menor as prevalências dessas condições. Entre 55 e 64 anos, o total de indivíduos que tinham as condições apontadas chegava a 7,6% (transtornos do humor) e 16,6% (transtornos de ansiedade), contra 2,4% e 4,8%, respectivamente, naqueles com idades superiores a 85 anos. As mulheres também eram a maioria nesses índices.
“O estudo é representativo da população nacional e as amostras mostram a evidência de que mais pesquisas e estratégias são necessárias para lidar com esse tipo de condição de saúde mental”, dizem os pesquisadores.
Considerando o avanço da expectativa de vida em todo o mundo, os resultados mostram também a importância de avaliar os transtornos de forma individual e combinada nesses indivíduos, pois há grande probabilidade da incidência dessas condições crescerem de forma bastante sensível nos próximos anos, concluem os autores.
-
com informações do Archives of General Psychiatry/JAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário