Powered By Blogger

domingo, 10 de abril de 2011

Tabagismo piora sintomas de depressão em adolescentes, diz estudo


1074015 sxc Tabagismo piora sintomas de depressão em adolescentes, diz estudo
Alguns adolescentes dizem fumar como uma forma de fugir dos sentimentos de tristeza. Mas um estudo conjunto feito pela Universidade de Toronto e Universidade de Montreal, ambas no Canadá, e publicado no periódico Addictive Behaviors, mostrou que o hábito tabagista pode, na verdade, piorar os sintomas que podem estar relacionados com a depressão em adolescentes.

“Esse é um estudo que examinou as emoções positivas percebidas pelos adolescentes que tinham desenvolvido o hábito tabagista há algum tempo”, diz Michael Chaiton, principal autor do estudo. “E apesar dos cigarros serem vistos como uma espécie de ‘automedicação’ que melhoraria o humor, em longo prazo esses adolescentes mostraram sintomas depressivos mais intensos.”
Como parte do estudo, mais de 660 estudantes dos últimos anos do ensino médio completaram uma série de questionários sobre os efeitos do cigarro em seus humores. Os participantes faziam parte de diversos grupos socioeconômicos e foram divididos em três grupos: aqueles que nunca haviam fumado, estudantes que fumavam, pois viam algum benefício para o hábito (como melhorar o humor ou o estado físico) e aqueles que fumavam, mas não faziam isso por nenhum motivo em especial. Os sintomas depressivos nos três grupos foram monitorados e incluíam questões sobre sonolência diurna, sentimentos de tristeza, desesperança sobre o futuro, nervosismo e preocupações rotineiras excessivas.
“Os fumantes que diziam ter um motivo para fumar eram os que tinham maiores riscos de depressão, em contraste com aqueles que nunca haviam fumado”, diz Jennifer O’Loughlin, coautora do estudo.
“Os adolescentes que diziam ver algum benefício emocional eram os mais propensos a também mostrarem sintomas de depressão, ou seja, a associação entre depressão e tabagismo é um sinal de que esses indivíduos estão em um limite de perigo para o transtorno”, observa Chaiton.
-
com informações da University of Montreal

http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2010/09/09/tabagismo-piora-sintomas-de-depressao-em-adolescentes-diz-estudo/

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores