Powered By Blogger

domingo, 10 de abril de 2011

Transtornos do comportamento aumentam risco de morte no trânsito entre adolescentes


Transtornos do comportamento aumentam risco de morte no trânsito entre adolescentes
Transtornos de comportamento – como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, a hiperatividade isoladamente, a personalidade antissocial, entre outros – em adolescentes podem aumentar em 30% o risco de morte em acidentes envolvendo automóveis, seja na condução desses ou no simples desrespeito às regras necessárias para a segurança no trânsito.

Para se ter uma ideia da importância do resultado da pesquisa, o aumento desse tipo de risco é similar ao encontrado em pessoas com epilepsia, por exemplo, uma condição muito mais incapacitante. O estudo foi feito por Donald Redelmeier e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, e publicada no periódico PLoS Medicine.
Os dados coletados pela pesquisa somam-se a outros que indicam que os adolescentes e jovens adultos homens, ao menos na América do Norte, são responsáveis pelo dobro de acidentes de trânsito comparado com outras faixas etárias.
O estudo de Redelmeier acompanhou durante sete anos diversos grupos de jovens com idades entre 16 e 19 anos e que haviam se acidentado no trânsito e necessitavam de cuidados hospitalares, comparando os dados colhidos com grupos similares, mas em condições de saúde com menos risco de morte (apendicite, por exemplo).
Durante o período do estudo, mais de 3.400 jovens foram admitidos no hospital onde ocorria a pesquisa por causa de acidentes de trânsito. Outros 3.800 indivíduos do grupo controle, com condições de saúde menos graves, também deram entrada nesse mesmo hospital. A partir de entrevistas e questionários aplicados, os pesquisadores observaram que os transtornos de comportamento eram mais presentes no grupo dos acidentados de trânsito (10% superior ao observado nas outras condições de saúde).
Os pesquisadores apontam que esses transtornos podem ser considerados como um fator para o aumento no risco de internações relacionadas a comportamentos inadequados no trânsito. “Uma maior atenção dos médicos e profissionais de saúde mental é necessária para que esse risco seja reduzido, resultando em menos mortes e internações desses indivíduos, isso sem contar outras vantagens em outras áreas da convivência social”, explicam os autores.
-
com informações da PLoS Medicine

http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2010/11/25/transtornos-do-comportamento-aumentam-risco-de-morte-no-transito-entre-adolescentes/

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores