Powered By Blogger

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta mobiliza cidades

Arquivo Folha/Edinho Irizawa/05-12-2010
Reduzir a iluminação é a forma de mostrar a preocupação com a natureza


Hoje à noite, durante sessenta minutos, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo devem apagar as luzes para alertar sobre o aquecimento global



Londrina - Com o objetivo de alertar e conscientizar a população para o aquecimento global, será realizada hoje, das 20h30 às 21h30, a campanha Hora do Planeta. 

Com o slogan ''Apague a luz para ver um mundo melhor'', durante sessenta minutos mais de 1 bilhão de pessoas no mundo devem ficar no escuro. É o terceiro ano consecutivo que a Rede WWF organiza o movimento no Brasil. No mundo, a Hora do Planeta já acontece há cinco anos. 

Em 2010, reuniu mais de 1 bilhão de pessoas em 4,2 mil cidades em 125 países. Este ano, dezenas de cidades brasileiras confirmaram participação. Em nota, a assessoria de imprensa da WWF ressalta que o gesto simples de apagar as luzes é possível em todos os lugares do planeta e tem o significado de chamar para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global. 

Em Londrina, o gesto será vivenciado na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, situada no Parque Alvorada (Zona Leste). ''É a primeira vez que participamos. Vamos apagar as luzes da igreja e da praça que fica na frente da nossa paróquia. Às 20h30 vamos abraçar a praça. Queremos fazer as pessoas refletirem sobre os seus hábitos em relação ao planeta'', afirma Márcia Sell, coordenadora da Campanha da Fraternidade na paróquia. 

Ela ressalta que o tema da campanha deste ano (Fraternidade e Vida no Planeta) impulsionou a participação no movimento. ''Vamos passar os sessenta minutos da Hora do Planeta à luz de velas, com música e oração. É uma forma de fortalecer a nossa comunidade e pedir por mudança'', considera Silvia. 

Curitiba vai participar do movimento apagando as luzes de diversos monumentos, entre eles a Estufa do Jardim Botânico. ''É o terceiro ano que participamos. Com isso, refletimos sobre as ações que podemos adotar em benefício do planeta. É um chamado para economizarmos energia elétrica, água, gerarmos menos lixo e praticarmos outras atitudes que poupem os recursos ambientais'', diz Marilza Dias, secretária do Meio Ambiente de Curitiba. 

A cidade de Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba) vai desligar as luzes do Centro Administrativo, localizado na Grande Cachoeira. 

Outra cidade paranaense que vai participar da Hora do Planeta é Maringá (Noroeste). As luzes da Prefeitura e das secretarias serão apagadas. A assessoria de imprensa informou que durante a semana foram realizados eventos nas escolas para incentivar a participação da comunidade. 

A Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, também aderiu à campanha. Os 519 refletores usados no espetáculo de luzes nas catedrais de concreto da barragem permanecerão desligados. 

Serviço 

Quem quiser assinar o compromisso em nome do combate ao aquecimento global pode se registrar no site do WWF-Brasil (www.horadoplaneta.org.br)
Paula Costa Bonini 
Reportagem Local
26/03/2011 -- 00h00 

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores