sábado, 5 de novembro de 2011

Recurso do Facebook "entrega" até infidelidade


Reprodução

O recurso Ticker, aquela barra lateral direita do Facebook que mostra em tempo real tudo que seus amigos fazem ou deixam de fazer, é uma ameaça à privacidade dos usuários do site, segundo o pesquisador e especialista em segurança brasileiro, Nelson Novaes Neto. 

De acordo com reportagem do IDG Now!, site especializado em tecnologia, para mostrar o problema causado pela ferramenta lançadahá algumas semanas, Neto produziu e postou em seu site um vídeo ilustrativo sobre uma situação hipotética de traição conjugal revelada pelo Ticker. No clipe de 11 minutos, é possível ver algumas situações em que o recurso, chamado de Novidades na versão em português, pode "entregar" mais do que o usuário gostaria. 

A ferramenta "anti-privacidade", como exemplificado pelo expert, pode entregar uma traição conjugal – ou uma mentira no trabalho, para os pais, etc - já que os usuários não têm controle sobre ela. Para isso acontecer, basta que o amante (ou pessoa chave em questão) deixe seu perfil ou publicações como públicos, por exemplo. Neste caso, mesmo que a mulher que trai mude suas configurações de privacidade e escolha ocultar suas publicações, inícios de amizade e lista de amigos, o marido traído ficará sabendo do caso pelo Ticker. 

Mas como o recurso ainda não está disponível para todos os usuários do Facebook, incluindo o marido traído nessa caso, pode ser que isso "salve" a mulher, certo? Errado, pois se um amigo em comum do casal tiver o Ticker, por exemplo, ele poderá ver todos os posts que a entregam e contar ao marido. 

Em testes rápidos feitos pelo IDG Now!, o problema da "falta de privacidade" foi fielmente reproduzido. Mesmo ocultando as atualizações e inícios de amizade de um usuários, esses dados acabavam aparecendo no Ticker de seus amigos. 

Cuidados 

Para saber se uma publicação no Facebook é pública, busque pelo globo da Terra no lado direito do tempo do post – ao passar o mouse sobre ele aparecerá a palavra "Público". Outros tipos de compartilhamentos no site incluem "apenas com amigos" e "amigos de amigos", mas é bom tomar cuidado com essa última opção. Pois ela pode estender e muito o alcance do post, podendo chegar até sua namorada(o), chefe, mãe, pai, ou qualquer grupo de pessoas que você não gostaria que soubesse dos seus comentários, Curtir, entre outras ações. 

Solução 

Segundo Neto, ele já informou essa questão de privacidade para a equipe de segurança do Facebook há alguns meses, mas não recebeu nenhuma resposta até o momento. "Na minha visão e opinião, este novo recurso do Facebook vai completamente contra o desejo, conhecimento e consentimento dos usuários", diz Neto. O especialista diz também que ainda não conseguiu descobrir um meio de desativar ou configurar o Ticker da maneira que preferir. (Fonte: IDG Now!)

Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--10-20111104&tit=recurso+do+facebook+entrega+ate+infidelidade

Nenhum comentário:

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.