Powered By Blogger

sábado, 5 de novembro de 2011

Entre outros perigos, cigarro pode causar infertilidade


Reprodução
O cigarro é, sem dúvida, um grande algoz das mulheres. Prova disso, são os efeitos nocivos que o tabagismo causa ao organismo feminino. Entre as implicações estão o aumento da taxa de infertilidade, alteração no ciclo menstrual, além de causar problemas durante a gravidez, doenças cardiovasculares e respiratórias. E tudo pode ficar ainda pior quando a mulher usa anticoncepcional, pois a junção destes dois fatores – substâncias hormonais e nicotina - tornam os efeitos do cigarro ainda mais prejudiciais. Diante desta realidade, vale a pena ficar atenta aos esclarecimentos dados pela ginecologista Rosa Maria Neme, que respondeu várias questões sobre o tabagismo feminino.

Existe alguma estatística que quantifique as desvantagens de uma mulher que fuma sobre uma não fumante? Por exemplo, quantas chances a mais a fumante têm de abortar, em relação a quem não fuma? Quanto tempo a mais a fumante pode demorar para engravidar? Quais as chances de uma fumante engravidar comparada às de uma não fumante?

Não há dados numéricos, mas sabe-se que o cigarro altera o funcionamento do ovário e afeta a produção de hormônios, fazendo com que a mulher tenha menores taxas de ovulação. Fator que pode antecipar a idade da menopausa. Além disso, o tabagismo pode prejudicar o tecido uterino, levar ao aumento das taxas de abortos e alterar o ciclo menstrual. 

Por que o cigarro afeta mais a mulher do que o homem quando o assunto é fertilidade?

Isso acontece, porque o tabagismo afeta diretamente o ovário, diminui a produção do estrógeno, o que não ocorre com o homem por questões naturais de organismo.

Qual é o perigo direto do cigarro na gravidez? Como ele afeta os hormônios reprodutivos?

O cigarro pode diminuir a quantidade de hormônios produzidos pelo ovário e prejudicar a vascularização do útero, causando mais taxas de abortamentos. Além disso, pode causar diminuição da oxigenação e nutrição do feto através da placenta levando a maiores taxas de retardo de crescimento intra-uterino. 

O número de óvulos de uma mulher é pré-determinado e, em princípio, esta quantidade se mantém ao longo de sua vida fértil. O cigarro altera essa quantidade? Como se dá esse desgaste?

O cigarro é o único fator que comprovadamente diminui a idade da menopausa, justamente por destruir o tecido ovariano mais rapidamente. Ou seja, a mulher que fuma pode parar de ovular e iniciar a menopausa mais cedo.

O fumo causa a infertilidade e dificulta o processo de engravidar. É isso? Comente.

Sim, pois o tabagismo pode causar a infertilidade, já que diminui a produção de hormônios, lesa o tecido do ovário e diminui a vascularização do útero, o que propicia maior dificuldade para engravidar.

A combinação anticoncepcional e cigarro é uma verdadeira bomba. Por que essa mistura é tão perigosa? 

O cigarro é um fator de risco para trombose, ou seja, entupimento das veias por um coágulo. Já os anticoncepcionais que tem um hormônio sintético, chamado etinil estradiol, também aumenta o risco de trombose. Por isso, essa combinação associada ao fator de risco idade (mulher com mais de 35 anos), é tão perigosa.

Mesmo que uma mulher fumante pare de fumar na gestação, ela corre riscos durante a gravidez? 

Os riscos diminuem bastante se a mulher deixar de fumar, já que não há efeito acumulativo. Porém, as lesões dos ovários e no útero não regridem.

Pode estimar em quantos anos a menopausa pode vir precocemente, ou seja, ela é antecipada em quantos anos?

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mulheres que fumam estão mais sujeitas a iniciar a menopausa antes dos 45 anos de idade, o que pode aumentar o risco de osteoporose e doenças cardíacas. 

Quais os problemas que o fumo pode ocasionar à saúde da mulher? De que forma o cigarro age no organismo para desencadear estas alterações?

Podemos citar ainda duas importantes alterações que o fumo promove:

- Diminuição da imunidade da mulher, predispondo a infecções genitais, como vulvovaginites, a exemplo da candidíase, recidiva de infecção do HPV e recidivas de herpes genitais;

- Alteração da produção hormonal ovariana de estrogênios. Há uma redução da produção desse hormônio, podendo levar a irregularidade menstrual. Além disso, o fumo é o único fator que comprovadamente antecipa a idade da menopausa da mulher, como já destacamos.

Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--44-20110919&tit=entre+outros+perigos+cigarro+pode+causar+infertilidade

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores