Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Oráculo de Delfos



A Sibila de Delfos, por Michelangelo

Situado em Delfos, o Oráculo de Delfos era dedicado principalmente a Apolo e centrado num grande templo, ao qual vinham os antigos gregos para colocar questões aos deuses. Situado na Grécia, no que foi a antiga cidade chamada Delfos (que hoje já não existe), no sopé do monte Parnaso, nas encostas das montanhas da Fócida, a 700 m sobre o nível do mar e a 9,5 km de distância do golfo de Corinto.
Delfos era um recinto e um complexo de construções num terreno sagrado para os antigos gregos, onde se realizavam os Jogos Píticos e havia um templo consagrado ao deus Apolo, originalmente consagrado à Pítia. Neste templo, as sacerdotisas de Apolo (Pitonisa) faziamprofecias em transes. As respostas e profecias ali obtidas eram consideradas verdades absolutas. Hoje, suspeita-se que os transes e visões das sacerdotisas eram provocados porgases emitidos por uma fenda subterrânea no local, o que torna interessante a análise, sendo que, o divino manifesta-se por explicações simples e plausíveis ao terreno mundano, desta forma, por mais que os transes fossem gerados por gases físicos, não deixa de ser um instrumento físico para a manifestação da deidade.
Das rochas da montanha circundante brotam várias nascentes que formam fontes. Uma das fontes mais conhecidas desde tempos muito antigos era a fonte de Castália, rodeada de um bosque de loureiros consagrado ao deus Apolo. A lenda e a mitologia contam que no monte Parnaso e próximo desta fonte se reuniam algumas divindades, deusas menores do canto e da poesia, chamadas musas, e as ninfas das fontes, chamadas náiades. Nestas reuniões Apolo tocava a lira e as divindades cantavam. Conta-se que o oráculo de Delfos ganhou tamanho significado mágico após o deus Apolo matar a serpente Phyton neste local, daí que se deriva o nome das sacerdotisas (pitonisas).
Cquote1.svg
Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.
Cquote2.svg
— Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550 a.C.)
oráculo de Delfos influenciou significativamente a colonização grega das costas do sul da Itáliae da Sicília. Chegou a ser o centro religioso do mundo helénico.
A Fócida ou Fócia é uma antiga região do centro da Grécia atravessada pelo grande maciço do monte Parnaso. Na época da Grécia clássica uma parte desta região, a que está situada junto desse monte, tinha o topónimo de Pyto (ou Pito), em grego Πυθω. Este lugar é conhecido como Delfos, ou seja, Pyto e Delfos são sinónimos. O porto de Itea era o acesso por mar mais próximo de Delfos.
O recinto inclui ainda os chamados tesouros (θεσαυρυς), que eram pequenas construções semelhantes a capelas onde se guardavam os ex-votos e os donativos que frequentemente eram muito valiosos. Sabe-se que existiam estes tesouros:
  • Tesouro de Siracusa
  • Tesouro de Cirenea
  • Tesouro de Cnido
  • Tesouro de Sifnos
  • Tesouro de Sición (muito importante)
  • Tesouro de Tebas
  • Tesouro de Corinto
  • Tesouro dos etruscos
  • Tesouro dos atenienses (o único restaurado).
Sítio Arqueológico de Delfos encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO. O oráculo de Delfos também é o oráculo em que o herói mitológico Hércules (Heracles) foi para saber o seu destino.

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores