Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SUNDOME

O Karatê só não é esportivo, quando não está competindo, seja em qualquer regulamento que for. Colocou-se regras, se torna esporte. Budô e esporte não combinam... segundo meu pensamento.

Sempre penso: Qual é o motivo que me move atualmente?
O Sundome significa parar o golpe antes de ter contato ou atingir o alvo, mas a uma distância tão pequena que o adversário até pode sentir psicologicamente o impacto.
Que exemplo isso pode nos trazer para a nossa vida?
Alguns não usam o sundome para falar e então acabam atingindo o interlocutor de forma brutal. Outros usam o sundome para não prejudicar o adversário e acabam sendo atingidos por ele no contra-ataque porque baixam o kamae e perdem o zanshin, por isso temos que sempre manter o Kamae e o Zanshin.
O sundome, nada mais é do que “controle” e esse sundome deve ser trazido para todas as ocasiões de nossas vidas, temos que ter controle em tudo, até para não atingir a nós mesmos.
Entretanto, quando achamos que o adversário está protegido (luvas, protetor bucal, protetor de peito, caneleiras, etc) temos sempre a inclinação de afundar mais o golpe e é aí que mora o perigo de causarmos injúrias aos outros.
Atualmente procuro o sundome em tudo, porque não quero me tornar inflexível, intolerante e obcecado pelas “verdades” de ninguém. Quero minhas próprias verdades agora e somente procuro tornar-me mais competente naquilo que faço... por isso, muito sundome nessa hora.
Pode acontecer acidentes com sangue nos treinamentos fortes, mas o que digo que isso não deve ser algo a ser perseguido. "Acidentes acontecem", mas para mim, ACIDENTE É ERRO de percurso! Se fizermos tudo corretamente, jamais nos machucaremos.
No exame que fiz para 4º Dan tive que fazer três lutas de Jyu Kumite. 1º contra um, depois contra dois, depois contra 3 karatekas, ao mesmo tempo.
Houve gente com costela quebrada, houve nocaute, joelho estourado e algumas porradas na boca. No entando não me machuquei e nem machuquei ninguém, porque usei apenas o Sen-No-Sen e o Sundome.
Mas porque aconteceu isso? Porque o pessoal não estava treinado para esse tipo de situação, mas não foi por maldade também, talvez por insegurança. Esqueceram o Sundome.
Isso mostra o quanto somos falhos quando o "bicho pega".... Muitos perdem o Zanshin, ficam nervosos e preocupados, apesar da alta graduação que possam ter.
Quando entro para lutar eu sempre penso: Este é o meu momento, agora não existe passado, nem futuro. Minha vida é agora, e acaba agora!

Autor: Cesar Estivales

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores