Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DOJO

A sala de treinos de Karate-do designa-se DOJO. A palavra significa: “Lugar para o estudo da Via (Senda ou Caminho)”.
É um termo de proveniência budista. A sala de meditação de certos templos budistas chama-se "Dojo". É também o nome da sala onde se estuda e pratica uma Arte Marcial.
Quando queremos aprender um ofício, procuramos sempre o lugar especializado no assunto. Assim deve ser no caso da procura da escola, ou Dojo (sala de treino). O Dojô não é apenas um lugar de treino físico, é também um centro de cultura e de busca espiritual.

Uma escola boa (Academia) não é aquela que prima pelo luxo ou pela ostentação, mas sim aquele que denota organização e todos os princípios fundamentais da arte.
Dojo é o local onde guarda-se o respeito, não se eleva a voz e as “piadas” não existem. Este respeito entende-se também a maneira de se vestir e não somente à maneira de portar-se com um comportamento sóbrio e cerimonioso.
O respeito pelo lugar onde se aprende e pratica uma Arte Marcial, traduz o respeito que cada um tem, por aquilo que aprende, bem como, por si próprio.
O silêncio é condição fundamental para quem treina e assim sendo mesmo nos vestiários a conversa sem alteração de voz e apropriada é uma demonstração de educação e seriedade.
Tradicionalmente, o Dojo é uma vasta sala, em que o chão de madeira está coberto por um imenso tapete (tatami).
As paredes são nuas, brancas, ostentando no centro da parede, a nascente, os símbolos do Budo (O Espírito das Artes Marciais): uma foto do Shihan (Mestre fundador), a quem o Karate deve a sua existência; uma katana (sabre Samurai); um "kakemono" (pintura japonesa que se enrola em bambú), e um quadro, contendo as cinco máximas, os regulamentos ou mandamentos do Dojo: o "Dojo Kun",
As visitas quando têm permissão de assistir a um treino, não fumam, não elevam a voz e portam-se educadamente, devido ao ambiente de respeito que há no Dojo. Assim esta impressão de austeridade é aumentada a cada passo ou a cada instante entre uma explicação do professor e uma prática dos alunos. São nestes instantes onde podemos notar a concentração e a seriedade que existem nestes lugares de prática.
O Dojo tem em cada um de seus cantos um significado diferente: SHIMOSEKI, JOSEKI, SHIMOZA e KAMIZA.
No Shimoza e Shimozeki é onde ficam os alunos. Sendo Shimoza os alunos mais antigos e Shimozeki os alunos novatos.
O Kamisa é o local de honra onde é colocado o retrato de M. Ginchin Funakoshi, reverenciado por todos em memória de sua obra pela arte em foco.
O Joseki são reservados para o professor e o assistente (Senpai).

O Dojo divide-se em quatro partes, tendo cada uma, um significado e sentido diferentes, a saber:
SHIMOZA
«Kamiza» – O lugar do Mestre (Sensei).
Este, é assinalado pelos símbolos do «Budo», a que acima já foi referido.
Pode ainda estar assinalado por uma espécie de altar, o «Tokonoma».
Nesse caso, o mesmo deve possuir todos os símbolos atrás mencionados, os quais, representam a “passagem de testemunho” ao longo dos tempos, de todos os Mestres que nos precederam no estudo da Via.
Representa igualmente, a posição da mais alta graduação existente no Dojo.

«Shimosa» – O lugar do aluno (Gakusei).
Aqui os karatekas são dispostos em linha, sob a forma de “parada militar”, se assim se pode considerar, e a relação de ordem entre si, é de maneira a que, junto à porta ficará o aluno mais novo da classe, "o recém chegado", (Kohai), (ou júnior), e no outro extremo do Dojo, ficará o aluno "mais velho", (Senpai), (ou sénior).

«Shimoseki» – O lugar do aluno de honra (Senpai).
Este é o local mais profundo do Dojo.
É o colo e o regaço de um Dojo de Artes Marciais.
A sua conquista, e respectivo merecimento, resulta da compreensão e do espírito abnegado, a que o praticante teve de desenvolver durante toda a sua prática, desde principiante a graduado.

«Joseki» – O lugar de Honra.
Geralmente, ele é destinado aos convidados a assistirem a um treino, dado que não é permitido a assistência a treinos, a não ser em ocasiões circunstanciais, como estágios, exames, etc.

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores