Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

HISTÓRIA DO KATA BASSAI-DAI

História do kata Bassai-Dai

Um dos kata mais conhecidos de vários estilos é o Bassai, inicialmente só Bassai, ou Passai como alguns estilos mais antigos os chamam, tendo sido o Mestre Itosu o criador da forma Sho (curta) do Kata que trabalha contra técnicas de BO, o que acabou levando à mudança do nome do original para Bassai-Daí (dai=longa) ao invés de só Bassai, como ainda é conhecido nos estilos que não adotam a linhagem do Mestre Itosu.

Existem 2 versões deste Kata: a versão de Shuri, feita com as mãos fechadas e a de Tomari, feita com as mãos abertas que parece ser a mais antiga e a original (há controvérsas: alguns apostam que ele é originário de Shuri), e teria sido criado pelo Mestre Soken(Bushi) Matsumura (1787-1889), um samurai que criou o estilo Shorin-Ryu de Karate que acabou originando o Shotokan, o Kobayashi-ryu e o Shito-ryu.

É, completando sua descrição, um kata shorin, como os Heian, kanku e Enpi, em oposição aos kata Shorey (Tekki, Jion e Hanguetsu) enfatizando a velocidade em detrimento da força.

O nome Bassai se traduz como "atravessar a fortaleza" ou seja: você está diante do último reduto do inimigo e os últimos exércitos do inimigo estão ali entre você e a vitória final: neste kata o karateka deverá mostrar mostrar todo o vigor e derrotar o inimigo, destruir seu último reduto para poder vencer a guerra. Importante não é a vitória de uma batalha que está em jogo, que pode ser perdida ou ganha mas é a luta final: ela deve ser ganha, não se deve pensar em derrota, mas usar todo o vigor, toda a tenacidade, aplicar os golpes mais poderosos e decisivos para que a guerra acabe ali ("Batsu" = pular, saltar, superar, ir além, "Sai" = fechar, cobrir, obstruir). Bassai-dai escrito em Kanji

Quem o executa deve demonstrar vigor físico e força (lembrar que os japoneses não separam corpo e espírito, portanto... força para eles não significa só contração muscular mas também demonstração de energia espiritual).

É o Kata cujo domínio, juntamente com o Kanku-dai, caraceriza o Faixa Preta Chodan do Estilo Shotokan, por possuir todos os elementos que caracterizam o estilo. Ultimamente, alguns professores vem incluído seu ensino a partir da faixa roxa, com o que concordamos porque a execução de um kata pede tempo para se amadurecer a expressão do mesmo e se o aprendizado técnico começa mais cedo, mais cedo o atleta alcançará maturidade.

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores