quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A PALAVRA OSS

A palavra OSS

A Palavra Oss, de origen japonesa, torna-se praticamente uma linguagem veicular no mundo do Karatê, compreendida e trocada no meio de numerosos praticantes de varias nacionalidades, não somente nas ocasiões de encontros cotidianos, mas também para substituir as expressões tais como: Muito obrigado, Prazer, Até logo, Ouvi, Compreendi, etc.

Ela deve ser emitida do baixo ventre e ser acompanhada de uma saudação apropriada, que denote respeito, simpatia e confiança ao próximo.

Oss, transcrição fonética, se escreve, de fato, com dois caracteres chineses.

O primeiro caracter, que significa literalmente pressionar, simboliza o espírito combativo, a importância do esforço e de afrontar todos os obstáculos, forçar o caminho e avançar com uma atitude positiva e imutável.

O segundo caracter, que significa sofrer, exprime a coragem e o espírito de perseveraça; soportar as dores e resistir os momentos de depressão com paciência e sem renunciar, guardando sempre o moral alto.

A juventude possui estas capacidades físicas e morais para afrontar todas as provações, é isto que define a juventude, entre tanto elas serão mantidas e desenvolvidas somente por um esforço cotidiano perseverante.

O talento não tem nenhum valor sem o trabalho.

A expressão Oss chama os jovens ao esforço máximo para que eles tomem uma resolução, se comuniquem e se encoragem mutuamente, estando depois assim educados para escolher seu caminho e vocação.

Quando ela foi empregada pela primeira vez, entre alunos da Escola Naval Japonesa, já evocava seus princípios.

A palavra Oss não deve ser pronunciada levianamente. Desde já reexamine sua atitude, postura, estado de espírito, pronunciação e sua harmonia.

O busto se declina sempre mantendo o tronco reto, queixo retraído, articulando então a palavra.

O movimento, a respiração e a articulação assim executada contribuem para preencher o baixo ventre com o Ki e a força. De acordo com princípios de AUM, quando se emite Oss a respiração e o som são IN. AUM, um método de respiração para atingir a harmonia com o universo, significa Céu e Terra, Yin e Yang, Inyo, os quais são componentes opostos (elementos positivos e negativos), conformam nosso Universo.

Nenhum comentário:

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.