sábado, 7 de janeiro de 2012

Didache


Didaquê ( jogar / d ɪ d ə i ː k / ; grego koiné : Διδαχή) ou o ensino dos Doze Apóstolos (Didaquê significa "Ensino" [1] ) é um breve tratado cristão primitivo, datado pela maioria dos estudiosos  no início de  século 2  . [2] A primeira linha deste tratado é "Ensino do Senhor aos gentios (ou das Nações Unidas) pelos Doze Apóstolos" (Διδαχὴ κυρίου διὰ τῶν δώδεκα ἀποστόλων τοῖς ἔθνεσιν).
O texto, parte das quais constituem a mais antiga escrita catecismo, tem três secções principais lidar com a ética cristã, rituais como o batismo e a eucaristia, e organização da Igreja. É considerado o primeiro exemplo do gênero das Ordens Igreja .
O trabalho foi considerado por alguns dos Pais da Igreja, como parte do Novo Testamento [3] , mas rejeitado como falso ou não-canônico por outros, [4] eventualmente não aceitos no cânon do Novo Testamento . A Igreja Ortodoxa Etíope "ampla o canon" e inclui o Didascalia , uma obra que se baseia na Didaqué.
Perdido durante séculos, a Didaqué foi redescoberto em 1873 pelo Philotheos Bryennios , Metropolita de Nicomédia na Hierosolymitanus Codex . Uma tradução em Inglês foi publicada pela primeira vez em 1883. Desde então, foi considerada parte da categoria de segunda geração escritos cristãos conhecidos como Pais Apostólicos .


Data, composição e tradução moderna

A maioria dos estudiosos  da Didaqué, datam em algum momento durante a primeira metade do século atrasado. [5] É um trabalho anônimo, um manual pastoral "que revela mais sobre como judaico-cristãos se viam e como eles adaptaram seu Judaísmo para os gentios do que qualquer outro livro nas Escrituras cristãs ". [6]
Hitchcock e Brown produziu a primeira tradução Inglês março 1884. Harnack produziu a primeira tradução alemã em 1884, e Sabatier a primeira tradução e comentários em 1885. [7]

As primeiras referências



Didaqué é mencionado por Eusébio (c. 324) como os ensinamentos dos Apóstolos seguintes os livros reconhecidos como canônicos [8] :
"Vamos lá ser colocado entre as obras espúrias a Atos de Paulo , o chamado Pastor eo Apocalipse de Pedro , e para além destes a Epístola de Barnabé , e que são chamados os ensinamentos dos apóstolos, e também oApocalipse de João , se isto é o pensamento adequado, pois, como escrevi antes, alguns rejeitam, e outros colocá-lo no cânone ".
Atanásio (367) e Rufino (c. 380) a lista Didache entre os apócrifos. (Rufino dá o curioso título alternativo judicium Petri, "Julgamento de Pedro".) É rejeitado por Nicephorus (c. 810), Pseudo-Anastácio e Pseudo-Atanásio emSinopse e os 60 Livros canon. Ele é aceito pelo Apostólica Constituições Canon 85, João Damasceno e os da Igreja Ortodoxa Etíope . O Aleatores Adversus por um imitador de Cipriano cita pelo nome. Citações não reconhecidas são muito comuns, se menos certo. A seção de duas maneiras compartilha a mesma língua com aEpístola de Barnabé , capítulos 18-20, às vezes, palavra por palavra, às vezes adicionado, deslocado, ou abreviada, e Barnabé iv, 9 ou deriva Didache, 16, 03/02, ou vice-versa. Não pode também ser visto muitas semelhanças com as Epístolas de ambos Policarpo e Inácio de Antioquia . O Pastor de Hermas parece refletir-lo, e Irineu , Clemente de Alexandria , [9] e Orígenes de Alexandria também parecem utilizar o trabalho, e assim no Oeste do Optato ea Gesta apud Zenophilum. O Apostolorum Didascalia são fundadas sobre o Didache. A Igreja Apostólica-Ordenações usou uma parte, a Constituição Apostólica que encarna o Didascalia . Há ecos de Justino Mártir , Taciano , Teófilo de Antioquia , Cipriano , e Lactâncio .

Conteúdo


O conteúdo pode ser dividido em quatro partes, que a maioria dos estudiosos concorda foram combinados a partir de fontes separadas por uma tarde redator : o primeiro é o Dois Caminhos, o Caminho da Vida eo Caminho da Morte (capítulos 1-6), a segunda parte é um ritual de lidar com o batismo, jejum , e Comunhão (capítulos 7-10), o terceiro fala do ministério e como lidar com os profetas de viagem (capítulos 11-15), e na seção final (capítulo 16) é um breve apocalipse 

Título


O manuscrito é comumente referido como a Didaqué. Esta é curto para o cabeçalho encontrado no documento eo título usado pelos Pais da Igreja, "Ensinar O Senhor dos Doze Apóstolos"(Διδαχὴ Κυρίου διὰ τῶν δώδεκα ἀποστόλων, Didache Kiriou dia tonelada Dodeka Apostolon) queJerome disse que era o mesmo que o Evangelho segundo os hebreus . A mais completa título ou subtítulo também é encontrada próxima do manuscrito, "O Ensino do Senhor aos gentios [10]pelos Doze Apóstolos "(Διδαχὴ κυρίου διὰ τῶν δώδεκα ἀποστόλων τοῖς ἔθνεσιν, Didache kyriou dia tonelada Dodeka Apostolon tois ethnesin).

Descrição


Willy Rordorf considerados os primeiros cinco capítulos como "essencialmente judaica, mas a comunidade cristã foi capaz de usá-lo", adicionando a seção "evangélico". [11] "Senhor" no Didache é reservada geralmente para "Senhor Deus", enquanto Jesus é chamado de "servo" doPai (9:02 f;.. 10:02 f). [12] O batismo era praticado "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". [13] estudiosos em geral concordam que 9:5, que fala do batismo "em nome do Senhor", representa uma tradição anterior, que foi gradualmente substituída por uma trindade de nomes ".[12] [14] A semelhança com Atos 3 é observado por Aaron Milavec: ambos vêem Jesus como "o servo (pais) [15] . de Deus " [16] A comunidade é apresentado como "aguardando o reino do Pai, como inteiramente um evento futuro ". [16]

Duas Seções


A primeira seção (capítulos 1-6) começa assim: ". Existem duas maneiras, uma de vida e uma morte, e há uma grande diferença entre essas duas formas" [17]
Em Padres Apostólicos , 2 ª ed, Lightfoot-Harmer-Holmes, 1992, observa.:
Duas maneiras de material parece ter sido destinado, à luz de 7,1, como um resumo das instruções básicas sobre a vida cristã a ser ensinado para aqueles que estavam se preparando para a adesão do batismo e da igreja. Em sua forma atual representa acristianização de uma forma comum judaica de instrução moral. Material semelhante é encontrada em uma série de outros escritos cristãos do primeiro ao quinto sobre os séculos, incluindo a Epístola de Barnabé, o Didascalia, as Ordenanças Igreja Apostólica, o Resumo da Doutrina, a Constituição Apostólica, a Vida de Schnudi e On o Ensino dos Apóstolos (ou Doctrina), alguns dos quais são dependentes do Didache. As inter-relações entre estes vários documentos, no entanto, são bastante complexas e ainda há muito a ser trabalhado.
Os paralelos mais próximos no uso da doutrina Ways Dois é encontrado entre os essêniosjudeus no Mar Morto comunidade. A comunidade de Qumran incluídas duas maneiras de ensino em sua Carta constitutiva, a regra comunitária .
Ao longo das duas maneiras, há muitos Antigo Testamento cita compartilhada com osEvangelhos e muitas semelhanças teológicas, mas Jesus nunca é mencionado pelo nome. O primeiro capítulo abre com a Sema ("você deve amar a Deus"), o Grande Mandamento ("o teu próximo como a ti mesmo"), ea regra de ouro na forma negativa (também encontrado no "Ocidente "versão dos Atos dos Apóstolos em 15:19 e 29, como parte do Decreto Apostólico ).Em seguida, vem curtos extractos em comum com o Sermão do Monte , junto com uma passagem curiosa sobre dar e receber, que também é citado com variações em Pastor de Hermas (Mand., ii, 4-6). Do latim omite 1:3-6 e 2:1, e essas seções não têm paralelo naEpístola de Barnabé , portanto, podem ser uma adição posterior, sugerindo Hermas eo texto atual da Didache pode ter usado uma fonte comum, ou um pode ter contado com a outra. O capítulo 2 contém os mandamentos contra o assassinato , adultério , corrompendo os meninosa promiscuidade sexual , roubo , magia , feitiçaria , aborto , infanticídio , a cobiça, perjúrio , falso testemunho, falando mal, rancores exploração, sendo vacilante, não agir como você fala,ganância , avareza , hipocrisia , maldade, arrogância , maquinava o mal contra vizinhos, o ódio ,o narcisismo e expansões nessas geral, com referências à palavra de Jesus . Capítulo 3 tenta explicar como um vício leva ao outro: a raiva para o assassinato, a concupiscência ao adultério, e assim por diante. O capítulo inteiro é excluído no Barnabé. Uma série de preceitos são adicionados no capítulo 4, que termina: "Este é o Caminho da Vida". O versículo 13 afirma que não deve abandonar o mandamentos do Senhor , nem a adição nem subtração (ver também Deut 4:02 , 0:32 ). A Way of Death (capítulo 5) é uma lista de vícios devem ser evitados. Capítulo 6 exorta à manutenção da Via do Ensino:
Ver que ninguém te faz errar dessa forma do ensino, uma vez que à parte de Deus ensina-lhe. Porque, se você é capaz de suportar o jugo toda do Senhor, você será perfeito, mas se você não for capaz de fazer isso, fazer aquilo que você é capaz. E relativas à alimentação, suportar o que você é capaz, mas contra aquilo que é sacrificado aos ídolos ser extremamente cuidadosa, pois é o serviço de deuses mortos. (Roberts)
A Didaqué, como 1 Coríntios 10:21, não dá uma proibição absoluta de comer carne que foi oferecida aos ídolos, mas simplesmente aconselha a ter cuidado. [18] Comparável à Didache é a "deixá-lo comer ervas" de Paul de Tarso como uma hiperbólica expressão como 1 Coríntios 08:13 : "Eu nunca vou comer carne, para não escandalizar meu irmão", assim não dando suporte à noção de vegetarianismo naIgreja Primitiva . John Chapman na Enciclopédia Católica (1908) afirma que a Didaquê está se referindo a carnes judeu . [19] A América substitutos versão para o capítulo 6 um fim semelhante, omitindo qualquer referência a carnes e idolothyta, e concluindo com Domini nostri per Jesu Christi ... saecula saeculorum em, amém ", por nosso Senhor Jesus Cristo ... para todo o sempre, amém". Este é o fim da tradução. Isto sugere que o tradutor viveu em um dia em que a idolatria tinha desaparecido, e quando o restante do Didache estava fora de data. Ele não tinha nenhuma razão para a omissão de tais capítulo 1, 3-6, para que este não era, presumivelmente, em sua cópia. [19]

Rituais:

Batismo


A segunda parte (capítulos 7-10) começa com uma instrução sobre o batismo , que deve ser conferido "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" [13] em "água viva" (que é , natural água corrente), se pode ser tido - se não, em água fria ou quente mesmo. O batizado e Batista, e, se possível, alguém assistir o ritual deve jejuar por um ou dois dias de antecedência. Se a água é insuficiente para a imersão, pode ser despejado três vezes na cabeça. Um século atrás, este ponto foi usada por Dr. C. Bigg [20] para demonstrar a data final do documento, uma posição já não corrente entre os estudiosos.

jejum


Capítulo 8 sugere que jejuns não devem ser na segunda-feira e quinta-feira "com os hipócritas" - presumivelmente não-cristãos judeus -, mas na quarta-feira e sexta-feira. Nem devem os cristãos rezam com seus irmãos judaico, em vez disso, dirá a Oração do Pai Nosso três vezes por dia. O texto da oração não é idêntico à versão do Evangelho de Mateus , e é dado com o doxologia "pois Teu é o poder ea glória para sempre", enquanto todos, mas alguns manuscritos do Evangelho de Mateus ter essa interpolação com "o reino eo poder", etc

Eucaristia ("ação de graças")


Apocalipse 22:17 ( KJV ), ao qual a oração em Didache 10 tem algumas semelhanças.

Capítulo 9 refere-se à Eucaristia :
"Ora, a respeito da Eucaristia, dai graças desta maneira Primeiro, sobre o copo.:
Agradecemos a ti, nosso Pai, por causa da santa vinha de Davi, teu servo, que Fizeste conhecido por nós através de Jesus, teu servo; a Ti seja a glória para sempre ..
E sobre o pão partido:
Nós Te agradecemos, Pai nosso, pela vida e conhecimento que Fizeste conhecido por nós através de Jesus, teu servo; a Ti seja a glória para sempre. Assim como este pão partido estava espalhado sobre os montes, e foi reunido e se tornou um, então vamos Tua Igreja seja reunida desde os confins da terra em teu reino, pois Tua é a glória eo poder através de Jesus Cristo para sempre. .
Mas que ninguém coma nem beba de sua Eucaristia, a menos que tenham sido batizados em nome do Senhor, pois sobre isso também o Senhor disse: "Não deis o que é santo aos cães." (Roberts)
O Didache basicamente descreve o mesmo ritual como o que aconteceu em Corinto. [21] A ordem de copo e pão difere tanto da atual prática cristã e de que nas contas do Novo Testamento da Última Ceia , [22] de que, novamente ao contrário de quase todas as celebrações de hoje eucarística, a Didaqué não faz qualquer menção.
Capítulo 10 dá um agradecimento após uma refeição. O conteúdo da refeição não são indicadas: capítulo 9 não exclui outros elementos, assim que a xícara eo pão, que são os únicos que menciona, e capítulo 10, se era originalmente um documento separado ou imediatamente a conta continua no capítulo 9, menciona nenhum elemento particular, não de vinho e pão mesmo. Em vez disso, fala do "alimento e bebida espirituais ea vida eterna através do Teu servo" que distingue a partir da "comida e bebida (dada) aos homens para o prazer que eles possam dar graças a (Deus)". Depois de uma doxologia, como antes, vêm as exclamações apocalíptica: "Que venha a graça, e deixar este mundo passe. Hosana ao Deus (Filho), de David Se alguém é santo, venha, se alguém não é assim! , que se arrependa. Maranatha . Amém ". A oração é uma reminiscência de Apocalipse 22:17-20 e 1 Coríntios 16:22 . [23]
Estas orações não fazem qualquer referência à morte redentora de Cristo, ou lembrança, como formulada por Paulo Apóstolo em 1 Coríntios 11:23-34 , ver também a expiação substitutiva . Didache 10, ainda não usam a palavra "Cristo", que aparece apenas uma outra vez em todo o trato.
Alguns têm postulado que, apesar da ordem do texto manuscrito, capítulo 10 deve preceder o capítulo 9: "Alguns estudiosos reorganizados o texto dos capítulos 9 e 10 (em comparação com o capítulo 14) para acomodar sua visão de que a missa mais tarde romana é mais perto do que eles entendem ser verdadeiramente cristão "( Wim van den Dungen ). John Dominic Crossan apoia John W. Riggs "O artigo 1.984 do segundo século para a proposição de que" há duas completamente separadas celebrações eucarísticas dada em Didache 10/09, com o anterior agora colocar em segundo lugar ". [24] A seção de início em 10,1 é uma reformulação do judeu birkat ha-Mazon , uma oração de três estrofe no final de uma refeição, que inclui uma bênção de Deus para a sustentação do universo, uma bênção de Deus, que dá os dons da terra, alimentação, e aliança , e umaoração para a restauração de Jerusalém , o conteúdo é "cristianizada", mas a forma permanece judeu. [25] É similar ao rito sírio Igreja eucaristia da Qurbana Santo de Addai e Mari , pertencente a "uma primordial era quando o euchology da Igreja ainda não havia inserido a Narração da Instituição no texto da Oração Eucarística ". [26]

Ressurreição

O Didache não faz menção a ressurreição de Jesus , que não agradecendo "a imortalidade, o que tens dado a conhecer a nós através do Teu Filho Jesus" na eucaristia , [27] , mas a Didaqué faz referência específica à ressurreição dos justos antes da vinda do Senhor . [28]

Mateus e o Didache

Na bolsa moderna de um novo consenso está emergindo que data a Didaqué mais ou menos na virada do século 1. Ao mesmo tempo, semelhanças significativas entre os Didache e do evangelho de Mateus ter sido encontrado como palavras desses escritos partes, frases e motivos. Há também uma crescente relutância dos estudiosos modernos para apoiar a tese de que a Didaqué utilizado Mateus. Esta relação estreita entre estes dois escritos poderia sugerir que ambos os documentos foram criados no mesmo ambiente histórico e geográfico. Um argumento que sugere um ambiente comum é que a comunidade de ambos os Didache e do evangelho de Mateus foi provavelmente composto por judaico-cristãos desde o início, embora cada um escrever mostra indícios de uma congregação que parece ter alienado-se da sua origem judaica ( ver também Lista de eventos que marcam a divisão entre o cristianismo primitivo e do judaísmo ). Além disso, as duas maneiras de ensino (Did. 1-6) pode ter servido como uma instrução pré-batismal dentro da comunidade do Didache e Mateus. Além disso, a correspondência da fórmula trinitária baptismal na Didache e Mateus (Did. 7 e Mateus 28:19), bem como a forma semelhante de Oração do Senhor (Did. 8 e Matt 6:5-13) aparentemente reflete o uso assemelhando-se de formas orais de tradições da igreja. Finalmente, tanto a comunidade do Didache (Did. 11-13) e Mateus (Mt 7:15-23; 10:5-15, 40-42; 24:11,24) foram visitadas pelos apóstolos e profetas itinerantes, alguns dos quais eram ilegítimos. [29]

Notas de Rodapé

  1. ^ Strong Didache G1322: instrução (o ato ou o assunto): - doutrina, tem sido ensinado.
  2. ^ Draper, JA (2006), Os Padres Apostólicos: a Didaqué, Times Expositivo, Vol.117, n º 5, p.178
  3. ^ Rufino , Comentário ao Credo dos Apóstolos 37 (como deuterocanônicos) c. 380; João Damasceno Exposição Exatas da Fé Ortodoxa 4,17; e do cânone livro-81 da Igreja Ortodoxa Etíope
  4. ^ Atanásio , Festal Letter 39 (exclui-los do cânon, mas recomenda-los para leitura) em 367; Rejeitado por 60 Books Canon e porNicephorus em Stichometria
  5. ^ Dicionário Oxford da Igreja Cristã (Oxford University Press ISBN 978-0-19-280290-3 ): Didache
  6. ^ Aaron Milavec, a Didaqué: fé, esperança, vida e das primeiras comunidades cristãs, 50-70 CE, p. vii
  7. ^ Aaron Milavec em O Didache no contexto: ensaios sobre o seu texto, história e transmissão ed. Clayton N. Jefford p140-141.
  8. ^ Historia Ecclesiastica III, 25.
  9. ^ cita Clemente Didache como escritura. Durant, Will . César e Cristo. New York: Simon and Schuster. 1972
  10. ^ Algumas traduções "Nações", ver o Forte 1484
  11. ^ Aaron Milavec, a Didaqué: fé, esperança, vida e das primeiras comunidades cristãs, 50-70 CE, p. 110
  12. um b Aaron Milavec, a Didaqué: fé, esperança, vida e das primeiras comunidades cristãs, 50-70 CE, p. 271
  13. um b O Didaquê ou Ensino dos Apóstolos , trans. e ed., JB Lightfoot, 7:2,5
  14. ^ Na referência citada (Aaron Milavec, p. 271 ), o versículo Didache ("Mas que ninguém coma ou beba deste agradecimento eucarística, mas os que foram batizados em nome do Senhor", O Didaquê ou Ensino de os Apóstolos , trans. e ed., JB Lightfoot, 9:10) é erroneamente indicado como 09:05
  15. ^ Atos 3:13 descreve Jesus como παῖς: "um menino (como muitas vezes batido com a impunidade), ou (por analogia) uma menina, e (geralmente) uma criança, mais especificamente um escravo ou servo (especialmente um ministro de um rei, e pela eminência de Deus): - a criança empregada, (-en), (homem) servo, filho, jovem homem "G3817 de Strong
  16. um b Aaron Milavec, a Didaqué: fé, esperança, vida e das primeiras comunidades cristãs, 50-70 CE, p. 368
  17. ^ Holmes, Padres Apostólicos
  18. ^ Aaron Milavec A Didaqué: fé, esperança, vida e dos primeiros cristãos 2003 P252 citando Wendell Willis "É interessante, contudo, que tanto Paulo como a Didaqué ter uma abordagem flexível salvo quando se trata de comer comida sacrificada a ídolos Paul. faz uso da frase "mesa dos demônios" (1 Cor 10:21). "
  19. um b 1908 Chapman, John. Catholic Encyclopedia: The Didache
  20. ^ Veja Notas sobre a Didaqué na Journ. de Theol. Stud., Julho 1904 e 1905 5:579-589 6:411-415.
  21. ^ Valeriy Alikin A. Os primeiros a história do encontro cristão Brill 2010 ISBN 9789004183094 p110 "... prática de uma determinada comunidade ou grupo de communities.29 No entanto, a Didaqué, basicamente, descreve o mesmo ritual como o que aconteceu em Corinto. Este é provável por várias razões. Em ambos os casos, a refeição foi uma ceia comunidade que teve lugar no domingo à noite, onde os participantes puderam comer o seu preenchimento, ao invés de puramente um ritual.30 simbólica Também em ambos os casos a refeição começou com bênçãos separadas durante o pão eo vinho (Marcos 14.22-25 par .).."
  22. ^ 1 Coríntios 11:23-25 ​​, Marcos 14:22-25 , Mateus 26:26-29 , Lucas 22:14-20
  23. ^ Rev. 22:17-20 diz: "O Espírito ea Esposa dizem: 'Vem', e deixar que o que ouve dizer: 'Vem'. E deixe quem tem sede, venha; deixar a quem deseja tomar a água da vida sem preço / I avisar todo mundo que ouve as palavras da profecia deste livro: se alguém acrescenta a elas, Deus lhe acrescentará as pragas. descritas neste livro, e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que estão descritas neste livro. / Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente cedo venho. "Amen. Vinde, Senhor Jesus! " ( Inglês Standard Version ). I Coríntios. 16:22 diz: "Se alguém não tem amor pelo Senhor, seja anátema. Senhor nosso, vem! [Grego Maranatha]" ( ESV ).
  24. ^ Crossan, O Jesus histórico, p 361 (1991)
  25. ^ O Didache: suas fontes judaicas e seu lugar no início do Judaísmo e do Cristianismo por Hubertus Waltherus Maria van de Sandt, David Flusser pp 311-2; Metáforas do Sacrifício no liturgias da Igreja Primitiva por Stephanie Perdew; Jüdische Wurzel por Franz D. Hubmann
  26. ^ Sarhad Yawsip Jammo, A anáfora de Addai e Mari: Um Estudo de Estrutura e Histórico
  27. ^ Wade, Nicholas. O Instinct Fé: Como a religião evoluiu e por que Ele resiste. Penguin Press HC. 2009. ISBN 1594202281
  28. ^ O Didache no contexto: ensaios sobre o seu texto, história e transmissão P151 N. Jefford - 1995 "De acordo com o cenário do fim dos tempos da Didaqué, a destruição do iníquo, a purificação dos fiéis, ea ressurreição seletiva de o justo ocorrer antes da vinda do Senhor "
  29. ^ H. van de Sandt (ed), Mateus e a Didaqué, (Assen: Royal van Gorcum; Philadelphia: Fortress Press, 2005).

Referências

  • Audet, Jean-Paul, La Didache, Instruções des Apôtres, J. Gabalda & Co., 1958.
  • Draper, JA (2006), Os Padres Apostólicos: a Didaqué, Times Expositivo, Vol.117, n º 5, p. 177-181
  • Holmes, Michael W. , ed, Os Padres Apostólicos:.. Textos gregos e Traduções Inglês, Baker Academic, 2007 ISBN 978-0801034688
  • Jones, Tony, O Ensino dos Doze:. Acreditando e praticando o cristianismo primitivo da Comunidade Didache Antiga, Paráclito Press, 2009 ISBN 9781557255907
  • Lightfoot, Joseph Barber, et al,. Padres Apostólicos , London: Macmillan and Co. 1889.
  •  Este artigo incorpora o texto de uma publicação agora em domínio público : Herbermann, Charles, ed (1913). Enciclopédia Católica .Robert Appleton Companhia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre









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