29/09/2011 -- 09h44 Mitos e verdades sobre o Transtorno do Déficit de Atenção |
Hiperatividade, impulsividade e desatenção são as principais características do TDAH?
Verdade. O TDAH é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por três grupos de alterações: hiperatividade, impulsividade e desatenção. Porém estes sintomas precisam estar presentes em dois ou mais ambientes (social, afetivo, familiar, escolar e/ou profissional) por um período prolongado. É importante ressaltar que estes sinais não são suficientes para um diagnóstico e apenas um médico especialista pode realizá-lo.
O TDAH é um transtorno novo?
Mito. Dados históricos comprovam que o primeiro registro sobre os sintomas do TDAH foi feito pelo pediatra inglês, George Still, em 1900. Ele apresentou casos clínicos de crianças com hiperatividade e outras alterações de comportamento que poderiam ser provocadas por algum transtorno cerebral que na época ainda era desconhecido.
Apresentar hiperatividade é o mesmo que ter TDAH?
O TDAH é hereditário?
Verdade. Quando diagnosticamos uma pessoa com TDAH, se pesquisarmos na mesma família, encontramos frenquentemente pais ou irmãos com o mesmo problema.
O TDAH pode estar associado a dificuldades de aprendizagem?
Verdade. Cerca de 40% dos pacientes com TDAH também apresentam dificuldades de aprendizado. No entanto, outras patologias neurológicas e sistêmicas também podem dificultar o aprendizado.
O TDAH pode ter origem na vida adulta?
Preencher a rotina da criança com atividades ou levá-la para a psicoterapia, por exemplo, bastam para tratar o TDAH?
Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--72-20110929&tit=mitos+e+verdades+sobre+o+transtorno+do+deficit+de+atencao
Nenhum comentário:
Postar um comentário