quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Autocontrole Emocional

    .
    .
            Todo mundo sabe que nós nos emocionarmos diante de determinadas situações. Trata-se de uma reação natural do ser humano que o ajuda a sentir que está vivos e facilita a sua comunicação com os demais. Por tanto nós não temos que nos sentirmos culpados quando as experimentamos.
    Faz parte da nossa caminhada. Em nosso processo de desenvolvimento, a cada dia estamos expostos a diversas situações que despertam em nós uma grande variedade de emoções. Existem emoções negativas e positivas. Como exemplo das negativas temos: o ódio, a ira, a cólera… Elas nos fazem sentir mal e causam sérias dificuldades no nosso relacionamento com os demais. Outras emoções como a tristeza, a pena, tira nossas forças e a nossa vitalidade, interferindo negativamente em nossas atividades diárias. 

    Muitas vezes, quando sentimos uma emoção negativa nos a reprimimos e isto nos prejudica porque esta emoção e este mal-estar podem nos acompanhar durante muito tempo.
    Ao contrário, as emoções positivam como a alegria, o amor, o otimismo, nos fazem sentir bem e nos enchem de energia e força. É por isso que devemos buscar vivenciar mais emoções positivas que negativas. 
    Por outro lado as pessoas têm diversas formas de reagir diante de uma mesma situação.

    Alguns reagem de uma maneira intensa e outros de uma forma mais tranqüila e isto têm a ver com muitos fatores como a personalidade, a criação, a cultura, etc.
    Não devemos nos sentir mal por expressarmos as nossas emoções. Porém, devemos saber que para expressá-las covenientemente precisamos ser capazes de controlá-las e de lhes dar uma forma de expressão adequada. Isto se chama autocontrole emocional.

    O importante é que possamos aprender a conhecer como é que reagimos diante de determinadas situações para que, em alguns casos, possamos ajustar nossas reações emocionais. 
    Por tanto, ao nos depararmos com uma emoção, devemos:
    - Saber reconhecer que tipo de emoção é. 
    - Classificá-la em positiva ou negativa.
    - Aprender a expressá-la de uma maneira mais adequada, tanto para nós mesmos como para os demais.

    Se você deseja aprender a controlar suas emoções deve aprender a controlar os seus pensamentos, desta maneira você vai sentir-se melhor, vai estar mais feliz consigo mesmo e com seus irmãos em humanidade.

    Fonte: http://www.imagick.org.br

4 comentários:

Marilu disse...

Meu querido amigo, como é difícil esse "controle emocional"., todas as doenças que amealhamos no decorrer dos anos, vem daí...digo por mim...agora é a vez dos calmantes, anti depressivos..e assim vai..Beijocas

Alma Aprendiz disse...

querido amigo, adorei ,mas não cosegui controlar minha emoção.

UM conteudo maravilho!
PARABÉNS E muita LUZ!!!!!!!!!

patricia disse...

maravillosa entrada, amigo.
las emociones son algo natural, el punto clave es poder mantener un equilibrio para vivir armoniosamente.
un abrazo.

DINEI FAVERSANI disse...

Amigas Marilu, Alma Aprendiz e Patrícia. Grato pela visita e comentários. O auto-controle das emoções e pensamentos, ainda que não seja fácil, é possível e deveremos buscá-lo, para que seja uma ótima ferramenta para o nosso crescimento. Beijos no coração. A LUZ DE DEUS NUNCA FALHA!

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.