PEDRAS ANGULARES
- No hebraico zaviyyoth, termo que aparece somente no Salmo 144.12 e Zacarias 9.15.
No grego, Akrogoniaios, "ângulo extremo", palavfra que figura somente
em Efésios 2.20 e 1 Pedrol 2.6 (citando Isaías 28.16).
As pedras angulares eram maciças pedras postas na esquina
formada pela junção de duas paredes, unindo-as de modo mais firme do que
poderia ser feito, na antiguidade, de outra maneira qualquer. Essa pedra também
contribuía para fortalecer os alicerces da estrutura.
A "pedra de
remate" (no hebraico, eben roshah, ou "pedra da cabeça"), que aparece em Zac. 4.7, parece indicar que, em algumas construções, as paredes
que formavam eslquina eram unidas no alto por alguma forma de pedra. O Trecho
de Isaías 28.16 refere-se a uma
certa pedra, que nossa versão da Bíblia em português chama de "angular", mas que no hebraico é
pinnah, que era usada como laje sobre a qual uma parede era constuída, a fim de
melhor ligá-la com outra, em uma esquina. Algumas vezes, essas pedras formavam
duas camadas. A arqueologia tem demonstrado que a maioria das pedras angulares
eram simplesmente "imensas pedras", toscas e mal formadas. Mas, a
partir da época de Salomão, essas pedras eram cortadas e modeladas
cuidadosamente.
O Cristo profetizado (Salmo
118.22, no hebraico, pinnah), a pedra que os edificadores rejeitaram, mas
que se tornou a PEDRA PRINCIPAL, -
correspondendo ao sentido da palavra hebraica, que significa "principal" ou "da frente". Esse feito divino é
uma maravilha aos nossos olhos. Envolve importantíssima doutrina do Novo
Testamento. (Veja Mateus 21.42; Marcos 12.10; Lucas 20.17; Atos 4.11 e
1 Pedro 2.7). A idéia envolvida é
que pedreiros insensatos (a nação judaica, no caso, para a qual viera o
Messias, Jesus), tinham rejeitado o mais importante elemento de seu edifício
espiritual, a saber, o Messias. Mas Deus corrigiu tal injustiça, assegurando
que a "Pedra" que é Jesus e não Pedro, encontrasse seu devido lugar
no templo espiritual, que somos todos nós, os salvos e lavados no Sangue
Precioso de Jesus Cristo.
O Apostolo Paulo, em Ef
2.20,21, faz Cristo ser a PEDRA DE
REMATE" (embora nossa tradução Portuguesa diga "PEDRA ANGULAR"; mas o sentido da
palavra grega é "angulo extremo"), completando e unindo toda a
estrutra. Sem essa Pedra, não haveria como unir judeus e gentios no Edifício
Espiritual, que é a Igreja.
O trecho de Isaías 28.16 parece referir-se às maciças pedras
que formavam o templo, simbolizando a presença de Yaweh (Jeovah/Deus), em todo
o seu poder, entre o seu povo. Isso é interpretado como profecia messiânica, em Romanos
9.33 e 1 Pedro 2.6, em conjunto
com Isaías 8.14.
A passagem de Salmos
144.12 invoca o Senhor pedindo-lhe que as moças israelitas fossem como
"pedras angulares", isto é, fossem sustentáculos, em virtude de suas
altas qualidades morais e espirituais.
SIMBOLICAMENTE, a
"Pedra Angular", que é
Cristo, é o mais importante fator do templo Espiritual. Esse templo não é
material, e nem mesmo é alguma organização terrena, e, sim, uma entidade
espiritual, da qual Cristo é o Construtor (Marcos
14.58; Mateus 16.18). Cristo é o Sumo-Sacerdote
desse organismo espiritual (Hebreus 9.11)O.
Seu corpo é a essência do templo espiritual (João 2.21). Os crentes, por sua vez são "pedras vivas" que fazem partre da sobrestrutura desse templo
espiritual (1 Pedro 2.5).
Cristo é retratado como o alicerce inteiro desse templo
espiritual, e não meramente a "PEDRA
ANGULAR" (1 Corintios 3.11).
Os apóstolos e profetas do Novo Testamento formam o alicerce do templo
espiritual como líderes, e não em sentido soteriológico, ou seja, em sentido
salvífico. No sentido salvífico, somente
Cristo pode servir de fundamento da Igreja.
Fonte(s):
Bíblia Sagrada - Enciclopédia de Bíblia, Teologia e
filosofia.vol 5.
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