Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Antigas e Novas Sete Maravilhas



As 7 Antigas Maravilhas foram escolhidas, obviamente, pelos gregos, mas a origem da lista das antigas 7 maravilhas ainda continua sendo um mistério, alguns atribuem a lista aos historiadores gregos Heródoto ou Antípatro de Sídon, outros atribuem ao Philon de Bizâncio que foi um importante engenheiro grego da Antigüidade, seu livro “De Septem Orbis Miraculis” é um dos poucos documentos que trazem a lista original das Sete maravilhas do Mundo Antigo e incluía o Farol de Alexandria, o Templo de Ártemis, o Colosso de Rhodes, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Mausoléu de Halicarnasso, as Pirâmides do Egito e apesar da lista ser grega, apenas uma das obras situava-se na Grécia: a Estátua de Zeus.
Os gregos foram os primeiros a listar os monumentos erigidos até então pelas mãos dos homens que se destacavam pela sua grandeza, suntuosidade, magnitude e história. Conhecidas como "Ta hepta Thaemata", ou seja, "as sete coisas dignas de serem vistas", as sete antigas maravilhas do mundo resistiram ao tempo, mas não somente por terem sido monumentais, mas também por suas belas histórias que ainda ecoam na eternidade.

A única das Antigas Maravilhas que resistiu em terra firme e que podemos visitar hoje se encontra no Egito: As Pirâmides de Gizé, um monumento realmente digno de ser visto, não é à toa que foi retirada da campanha como concorrente para as 7 Novas Maravilhas. A Fundação New7Wonders repensou e concluiu após uma forte pressão, que as Pirâmides de Gizé representam "um lugar comum de cultura e herança e merece um status especial”. É óbvio que tudo isso ocorreu após uma nota em jornais do Chefe de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, que em verdade é o Guardião dessa civilização no que diz respeito à arqueologia egípcia.

De acordo com o grande arqueólogo Zahi Hawass, as pirâmides "são as únicas das sete maravilhas do mundo antigo que ainda existem” e que não precisam entrar numa votação...

Perfeito, concordamos plenamente!

O site MisteriosAntigos.Com acompanhou essa campanha desde o final de 2004, aliás, o site teve como seu primeiro e único tema há 10 anos, a história sobre As Antigas 7 Maravilhas, para o site foi uma satisfação enorme saber que haveria uma campanha para eleger as novas 7 maravilhas do mundo. MisteriosAntigos.Com foi Defensor Oficial da Campanha no Brasil certificado pela New 7 Wonders Foundation.

Em 2001, o suíço Bernard Weber fundou a "New 7 Wonders Foundation" e lançou uma campanha democrática para a escolha das Novas Sete Maravilhas do Mundo. A lista das candidatas reuniu os Monumentos mais interessantes da História da Humanidade, mas infelizmente somente 77 monumentos de diversas partes do mundo foram classificados, inclusive o Cristo Redentor (Christ the Redemeer) localizado na cidade do Rio de Janeiro, sua colocação, 59º lugar, de acordo com as estatísticas da época fornecidas pela própria fundação.

No final de 2005, seriam escolhidas entre as 77 maravilhas então classificadas, as 21 Novas Maravilhas, mas houve uma mudança e só tivemos o resultado em 2006. De acordo com a votação, 21 monumentos foram classificados e finalmente anunciados no dia 01 de Janeiro de 2006. O Cristo Redentor (Christ the Redemeer) se manteve firme e conseguiu dar continuidade a sua disputa na campanha. Lembrando que as Pirâmides de Gizé ficaram fora da disputa, portanto, foram 20 candidatas.

De acordo com a Fundação, 50% de toda a renda líquida arrecadada pela campanha será utilizado para financiar restaurações de monumentos, incluindo as estátuas de Buda no Afeganistão, destruídas durante o regime Taliban.

O vale de Bamiyan situado a 230 Km. do noroeste de Kabul a uma altura de 2500 metros sob o nivel do mar, no Afeganistão, contém diversos testemunhos culturais do Reino da Báctria, dos séculos I a XIII, nomeadamente da corrente Gandhara da arte budista.

O governo fundamentalista taliban, criticou a UNESCO e as ONGs internacionais por captar recursos para a restauração das estátuas, dizendo que existem muitos problemas urgentes no Afeganistão, como as crianças afegãs que estão morrendo de fome e que estas estátuas são como ídolos e nem estão vivas e que só “Allah O Todo Poderoso” merece ser adorado, portanto contrárias ao Corão, e que por isso decretou que fossem bombardeadas com tanques e granadas.

Em março de 2001, por ordem do governo fundamentalista taliban foram destruídas as gigantescas estátuas dos Budas de Bamiyan, a maior das quais tinha 55 metros de altura, e que haviam sido escavadas em nichos na rocha por volta do século V.

A idéia de reconstrução da maior estátua foi planejada por Bernard Weber, fundador da New7Wonders junto com Paul Bucherer da Bibliotheca Afghanica Foundation.

Está sendo realizado um Projeto Internacional, a primeira fase desse projeto já foi concluída e a reconstrução virtual, 3D, está sendo criada em associação com a ETH Zurich– Instituto Federal suíço de Tecnologia em Zurich.

Eles esperam que esse grande projeto possa ser concluído, mas tudo vai depender do povo afegão e principalmente da permissão do novo governo afegão. Estima-se que o custo desse ambicioso projeto ficará entre 30 e 50 milhões de dólares.


Vídeo - 20 Maravilhas Concorrentes

Com o lema "Nossa herança é nosso futuro" a fundação "New 7 Wonders Foundation" que organizou a campanha e segundo, tem como missão "proteger a herança do homem em todo o Globo", atraiu mais de 90 milhões de votos. As votações encerraram no dia 06/07/07, 20 monumentos participaram, e no dia 07/07/07 aconteceu o grande evento que todos aguardavam, a cerimônia para anunciar oficialmente os 7 vencedores da campanha New7Wonders!

07 / 07 / 07  -  LISBOA  -  PORTUGALO Estádio da Luz em Lisboa (Portugal) foi o palco desse grande espetáculo, certamente um dos maiores eventos da História da Humanidade, a tão esperada eleição das 7 Novas Maravilhas do Mundo.

Portugal prometeu e cumpriu, foi realmente uma mega-produção e com a presença de grandes personalidades. A cerimônia foi transmitida pela internet através do site da fundação New7Wonders e aqui no Brasil pela emissora REDETV com exclusividade.

Agora finalmente chegamos ao fim dessa maravilhosa campanha e com resultado oficial das 7 Novas Maravilhas do Mundo. Vamos conferir.

As 7 Novas Maravilhas do Mundo

As disputas foram fortes, as candidatas...atordoantes, “7 coisas dignas de serem vistas”, como diziam os gregos!

O Cristo Redentor é uma entre as novas sete maravilhas do mundo juntamente comMachu Picchu “a cidade perdida dos Incas”, Taj Mahal “um mausoléu, símbolo de amor e paixão”, Coliseu de Roma “considerado hoje um local sagrado”, Chichén Itzá “famosa cidade Maia”, Petra “famosa principalmente pelos seus monumentos escavados nas rochas de um desfiladeiro” e finalmente a Grande Muralha da China “um sistema de defesa unificado”.

As novas maravilhas foram declaradas oficialmente na presença de mais de 60 mil pessoas no Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 07/07/07.

A cerimônia contou também com a presença do ex-secretário-geral das Nações Unidas Koffi Annan e dos atores Ben Kingsley e Hillary Swank.

PortugalNa mesma cerimônia, foram apresentadas as Sete Maravilhas de Portugal, uma promoção local, que incluiu a Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Palácio da Pena, Mosteiro da Batalha, Castelo de Óbidos, Mosteiro de Alcobaça e o Castelo de Guimarães.

Logo, estaremos publicando aqui a história de todas as Novas Maravilhas, inclusive as 7 Maravilhas de Portugal...

Por enquanto, você pode conhecer um pouquinho mais da história de quatro das 7 novas maravilhas vencedoras: Taj Mahal, Chichén Itzá, o Coliseu de Roma e a Grande Muralha da China. No quadro incial dessa página você encontrará mais informações, para isso, basta clicar na imagem de cada monumento.

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores