Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sobre a Gratidão





     
A gratidão fortalece, porque quando nos sentimos gratos estabelecemos um fluxo em forma de oito de amor entre o nosso coração e o coração de Deus. Quando enviamos amor e gratidão a  Deus, luz e bênçãos retornam à nós.

    Às vezes deixamos de aproveitar as bênçãos que recebemos porque ficamos atentos às negatividades, em vez de percebermos as riquezas que temos na vida. Algo maravilhoso nos acontece, mas só conseguimos pensar na única coisa que deu errado.

    Quando cultivamos a gratidão de forma consciente começamos a nos habituar a ver o lado positivo das coisas. Somos naturalmente mais equilibrados e serenos, e, portanto, criticamos e culpamos menos. Tiramos mais proveito daquilo que temos e aproveitamos mais a vida.

    Uma das formas de cultivarmos conscientemente a gratidão e de começarmos a ver com o coração consiste em buscarmos oportunidades de expressar a nossa apreciação pelos outros – de demonstrar como somos gratos por eles existirem. Quando mostramos a nossa apreciação pelos outros, participamos de suas bênçãos. “A apreciação é uma coisa maravilhosa”, disse Voltaire. “Ela faz com que aquilo que é excelente nos outros nos pertença também”

    Cultivar a gratidão significa aprendermos a tratar os outros da mesma forma como, com freqüência, tratamos as crianças, valorizando cada pequeno feito e incentivando-as a seguir adiante. As crianças precisam que expressemos apreciação pelo seu esforço. Se ela percebe que somos gratos por aquele esforço que ela fez, ela fará outro esforço e mais outro depois deste.

    A gratidão e a apreciação não só nos dão poder, mas são saudáveis. Pesquisadores do Instituto HeartMath demonstraram que emoções como raiva e frustração conferem uma tensão adicional ao coração e a outros órgãos. Emoções como amor, compaixão e apreciação, já demonstraram produzir harmonia no corpo aumentando a imunidade e melhorando o equilíbrio hormonal.

    Cientistas testemunharam uma dramática demonstração do poder transformador do amor quando examinaram as diferenças entre os efeitos do amor e da frustração, (David e Bruce McArthur). A frustração gera um padrão de variação caótico no batimento cardíaco, que é a aceleração e desaceleração das batidas. Eles afirmam que de forma oposta, a expressão sincera e profundamente sentida da apreciação gera um padrão equilibrado e ordenado, geralmente associado a função cardiovascular sadia.

    O sentimento da gratidão é tão poderoso que pode erguer ou destruir uma civilização inteira. As civilizações são destruídas quando deixam de dar graças pelas dádivas que Deus lhes deu.

    Quando somos gratos por algo, desejamos doar mais porque a nossa taça está transbordando.

    Se alguém agradecer a você por algo especial que tenha feito, se tiver finalmente se programado internamente para não reagir quando alguém o provocar, se tiver sido realmente uma influência positiva na vida de alguém, tome nota desses fatos. Ao anotá-los, agradeça a Deus por ter-lhe concedido uma dádiva que pôde passar para os outros. Se por acaso se sentir deprimido ou tentado a ser rude consigo mesmo, abra sua pasta e leia o que está ali.

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores